Menu Principal
Login



 

Suporte_3
Telefone
Telefone
(43) 3321-4655
Comercial
Comercial - Vendas

Sped_Transporte_2_copy_180

MPS

Soluções

Frete

CT-e
Frota
BXB

Como recuperar os arquivos XML de NF-e's/CT-e's emitidos?

Logo_Softcenter

Como recuperar os arquivos XML de NF-e's/CT-e'e emitidos?

Fonte: Blog do José Adriano (adaptação)

Imagine que um cliente seu, ou até mesmo você, precise daquele XML de uma Nota Fiscal Eletrônica ou um Conhecimento de Transporte Eletrônico, devido a uma fiscalização da Receita. Esses documentos foram emitidos há três meses, só que por uma tragédia, o computador onde os XML's eram armazenados, queimou devido a uma tempestade muito forte e o pendrive que você fazia backups queimou junto com o computador e agora você esta sujeito a receber uma multa desagradável, por causa de um descuido que poderia ser prevenido. Tal cenário é fictício, porém muito provável.

Então fica a pergunta: "Em caso de sinistro ou perda do arquivo eletrônico (XML) das NF-e's e CT-e's, seriam estas disponibilizadas para recuperação por parte da SEFAZ ou SRF?"

Não. Da mesma forma que a guarda das Notas Fiscais em papel fica a cargo dos contribuintes, também a cargo destes ficará a guarda dos documentos eletrônicos. Ressalte-se que os recursos necessários para a guarda do documento digital, incluindo backup, têm um custo muito inferior do que a guarda dos documentos físicos, permitindo ainda a rápida recuperação do arquivo e suas informações." (Fonte: Portal Nacional da NF-e)

Contudo, em março de 2010, a SEFAZ/MT instituiu valores para cobrança de taxas de "Prestação de Serviços Estaduais" (saiba mais clicando aqui) para fornecimento de arquivos eletrônicos do SPED: Nota Eletrônica (NF-e), Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) e Escrituração Fiscal Digital (EFD). Ou seja, nesta UF, há como obter os arquivos da NF-e, desde que seja paga uma taxa para estes serviços.

Para tal situação, a solução da NDDigital/Softcenter já esta preparada, pois nela encontra-se o benefício do DATACENTER, livrando o usuário de se preocupar com dispositivos de backups e contando com a segurança total da armazenagem dos arquivos XML já emitidos. Ainda conta com uma interface WEB, onde é possível consultar todas as NF-e's/CT-e's já emitidos e ainda recuperar o XML de tais documentos e enviar para as pessoas interessadas. Outra característica que merece destaque é de que a solução já envia automaticamente o DANFE e o XML das NF-e's/CT-e's emitidos, diretamente aos devidos destinatários, não havendo intervenção humana nesse processo.

Parceiros


Ndd

APL
Cintec
Solusoft