(43) 3321-4655

Transporte

Diante do grande volume de crescimento das operações de transporte no Brasil e exigências cada vez mais altas na qualidade das prestações de serviços, os transportadores necessitam constantemente buscar por novos recursos e soluções para seu negócio. Pensando nisso, a Softcenter desenvolveu o BuscaFácil, uma ferramenta de busca automatizada dos arquivos XML das Notas Fiscais.

O BuscaFácil tem como objetivo otimizar os processos e a diminuir erros na digitação do Conhecimento de Transporte (CT-e), uma vez que essa ferramenta realiza a captura dos arquivos XML diretamente do site da Sefaz.

A nota fiscal é originada a partir de uma transação comercial entre uma empresa para uma outra empresa ou pessoa física. E para realizar a entrega dos produtos originados referente a transação comercial, uma transportadora é contratada. Ao ser contratada, a empresa emissora da Nota Fiscal insere o CNPJ da Transportadora no campo Transportador. Fiscalmente falando, a Transportadora fica na condição de Transportadora na Nota Fiscal.

Desta forma, assim que o cliente emite uma nota fiscal e informa o CNPJ da Transportadora, automaticamente o BuscaFácil faz o download deste arquivo, ou seja, esta nota fiscal já estará disponível para importação.

Na prática isso significa que o CT-e estará pronto quase no mesmo instante que a nota fiscal for autorizada na Sefaz.

  • Como funciona a importação das NF-e’s no sistema?
    • Cliente com certificado A1 ativa a captura automática do XML de entrada;
    • É feito um monitoramento do site da Receita Federal onde é encontrada a nota fiscal onde o CNPJ da transportadora está indicada como transportadora;
    • Início da importação do XML para o sistema.

OBS: Configuração do certificado é feito somente pela Softcenter

As notas eletrônicas são importadas e os todos os cadastros necessários a emissão do CT-e são feitos de forma automática (remetente, destinatário, valores, etc.). Todas as informações são coletadas baseadas no XML da NF-e. 

 

Vantagens e benefícios:

  • Ganho de tempo na entrada da nota fiscal

As notas fiscais de entrada de seus fornecedores e clientes são importadas (arquivo XML) com um menor tempo. Com o sistema integrado, a informação digitalizada do documento fiscal é aproveitada.
Não é necessário digitar produto a produto de cada compra realizada ou apontar remetente, destinatário, nro. da nota nos casos das notas a serem transportadas. Em pouco tempo é possível movimentar o estoque, cadastrar o fornecedor e fazer um lançamento financeiro e emitir o CT-e quando for o caso.

  • Importar nota fiscal automaticamente

O FreteFácil faz uma conexão com a Sefaz pela internet para baixar todos os arquivos XML de NF-e onde CNPJ da sua empresa está apontado como transportadora.
Sempre que uma empresa emitir uma nota e apontar sua empresa como transportadora, ela é baixada e importada automaticamente.

Com a importação diretamente da Sefaz, não é mais necessário que o fornecedor ou remetente envie a transportadora o XML ou PDF da NF-e, pois o sistema importa diretamente da Sefaz a nota previamente autorizada.

  • Agilidade nos processos

Como a nota fiscal é importada automaticamente, sobra mais tempo para realizar todos os outros processos e serviços da transportadora, agilizando os processo como um todo.

  • Segurança

Por ser necessária a senha do certificado A1 para baixar as notas da Receita, mesmo a nota sendo emitida por um fornecedor (terceiro), não há o risco de qualquer pessoa ter acesso às notas fiscais.

  • Facilidade e produtividade

Com a captura automática do XML de nota fiscal, fica fácil, pois, depois de configurar inicialmente com o certificado digital, as novas notas emitidas aparecerão automaticamente, sem necessidade de intervenção manual
Além disso, com a automação dos processos no sistema, o tempo e serviço dos funcionários podem ser bem mais proveitosos, melhorando a produtividade de toda equipe.

  • Minimização de erros

Ainda, erros relacionados a digitação, são reduzidos drasticamente, pois todo processo é automático, evitando que lançamentos no sistema sejam feitos de forma equivocada, evitando retrabalho e trazendo mais segurança para sua operações.

  • Atualização cadastral

Na hipótese de se importar XML’s de NF-e’s de clientes já cadastrados no sistema, e se houver alterações no endereço do cliente, o sistema valida se deseja atualizar o cadastro ou manter os dados anteriormente cadastrados. Dessa maneira, por escolha da Gestão da empresa, pode-se optar por sempre manter os cadastros atualizados em relação a receita, ou não. Isso é uma fator importante, pois nem sempre o endereço do destinatário é o endereço de entrega.

Veja no Vídeo como funciona o BuscaFácil!

Ficou com alguma dúvida sobre a nova funcionalidade? Entre em contato conosco!

* campos obrigatórios
 

 

Criação de sites e lojas virtuais