(43) 3321-4655

Transporte

Recebi um aviso de vencimento do certificado digital, e agora?

Toda transportadora deve ter o certificado para poder atuar como empresa, e neste post vamos explicar um pouco mais sobre a sua importância.

  • O que é o certificado digital?

É um documento que garante validade fiscal e jurídica a qualquer documento eletrônico, no caso do ramo de transportes, CT-e’s/MDF-e’s.

Por ser um certificado digital, necessita de uma assinatura eletrônica, por isso a senha é validada no momento de adquiri-la junto a uma certificadora. Essa validação é presencial, com apresentações de documentos que comprovem a existência da sua empresa e sua participação como pessoa física como representante legal.

Devido a sua importância, esse documento tem validade determinada, de forma a garantir sempre a atualização e garantir que não está sendo utilizado para outros fins ou por pessoas não autorizadas.

A validade do certificado é determinado pelo seu tipo (A1 e A3), e deve ser renovado antes de seu vencimento, caso contrário, a emissão de documentos eletrônicos (como CT-e’s/MDF-e’s) fica paralisado. O que pode ocasionar carga atrasada, dores de cabeça e consequências desagradáveis para a transportadora.

  • Quais os tipos de certificado?

Existem dois modelos de certificado: A1 ou A3.

O modelo de certificado A1 é um arquivo digital e vale por 1 ano.

O modelo A3 é um cartão ou um pen drive e tem validade de 3 anos.

  • Como faço para realizar a renovação do certificado digital?

A melhor forma de renovar o documento é entrando em contato com a certificadora que lhe forneceu o certificado no ano anterior e seguir os passos da certificadora.

Você deve verificar qual a certificadora que fez a renovação no ano anterior e analisar os passos para renovar. Recomendamos às transportadoras que solicite o auxílio de um contador, para então fazer a validação presencial.

Para a emissão do certificado digital: fazer de acordo com as instruções da certificadora que foi enviado ao e-mail no momento de solicitar a renovação do certificado e no momento da validação presencial.

É importante ficar atento à validade do certificado e não deixá-lo expirar.

Caso haja qualquer problema com o certificado, ele deve ser revogado.

Só para retomar, por que a minha transportadora precisa ter o certificado?

- Garante validação dos arquivos enviados à Sefaz. 
- Sem essa validação, os documentos (como CT-e/MDF-e) não são autorizados.

Para saber como realizar a Renovação do Certificado Digital, assista o vídeo abaixo!

 

 

Criação de sites e lojas virtuais