(43) 3321-4655

Cases

Segatto Transportes: Organização e agilidade nos procedimentos internos

Para que uma transportadora funcione, são necessárias algumas funções para que ela opere de forma eficiente, correta e dentro das normas determinadas pela legislação. Algumas dessas ações são emissão de CT-e, MDF-e, emissão de boleto, contas a pagar; no controle da frota ainda precisam ser administrados os caminhões, motoristas, pneus, etc.

Um empresário pode optar por gerenciar todas essas tarefas por meio de um programa de planilhas no computador ou contratar um sistema que faça, organize e ordene tudo através de um software que realize as operações automaticamente.

De acordo com Silvana Segatto, sócia-proprietária da Segatto Transportes, a parceria com a Softcenter é de pelo menos 6 anos. “Nós trabalhos um ano sem sistema e depois nós passamos a utilizá-lo”. Quando começaram, não usavam todas as ferramentas que o sistema oferecia. “Hoje a gente já tem no sistema emissão de conhecimento, emissão de boleto, todo o controle do que sai, do que entra, devolução, avaria”, comenta.

“Então eu vejo hoje que o sistema é necessário. Não tem como você ficar sem, e eu acho que quem não tem, está perdido. Porque é muita coisa, não dá para você guardar tudo”. Silvana enfatiza a facilidade de ter um sistema, “você pode controlar no Excel ou do jeito que quiser, só que toda vez que você quiser um relatório, tem que fazer manualmente. Com o sistema não, ele te dá na hora se você precisa”, acrescenta.

segatto-02

Hoje em dia a gente quer facilidade.

- Silvana Segatto, Sócia-proprietária da SEGATTO TRANSPORTADORA

Silvana conta como se deu conta de que precisava de um software para sua corporação.

“Eu tenho um filho de 12 anos e quando ele tinha 7 ele aprendeu a palavra sistema na escola. Daí ele falou ‘mamãe, hoje eu aprendi o que é sistema’, e eu perguntei ‘e o que é sistema?’, ele puxou a minha gaveta e falou assim ‘olha, aqui está tudo organizado, colher, garfo, faca e colher de sobremesa. Isso é um sistema, é a ordem e organização da sua casa. Você pode aplicar um sistema na sua vida inteira, na sua vida pessoal, na empresa’.

Quando uma criança dessa idade falou isso para mim, eu falei ‘há a necessidade de me organizar’”. Foi então que a Segatto resolveu adquirir um software que ordenasse os procedimentos de seu trabalho. “Na época, teve a transição da nota contínua para a nota eletrônica, e a única empresa em Londrina que tinha, era a Softcenter. Já que eu ia contratar um sistema, por que eu ia começar com uma e depois mudar? Então por isso eu escolhi a Softcenter, que já estava mais ágil no mercado em Londrina”, relata Silvana.

Tratando do sistema em si, a empresa notou a facilidade de organizar todas as ações realizadas na empresa, porém, ressalta a importância de saber operá-lo. “Ele (o sistema) precisa ser sustentado de forma correta. Porque se não for desde o começo, de nada adianta. É uma ferramenta que desde o início deve alimentar de forma correta, não criar vícios. Porque isso não dá certo, tem que fazer da maneira correta”.

SOBRE A TRANSPORTADORA

A Segatto é uma empresa que transporta móveis e está no mercado há aproximadamente sete anos. Seus sócios, Silvana Segatto e o marido, Dorival Segatto, vieram de um segmento que era a fabricação desse tipo de móvel que hoje transportam.

Por se tratar do transporte de móveis já montados, não é uma carga mista e possui bastante volume. O peso médio de uma carga é de 3000kg.

Contam com uma linha de Londrina – São Paulo, Londrina – Minas Gerais, outra para Santa Catarina e outra para o Nordeste, e agora abriram no interior do estado de São Paulo.

Criação de sites e lojas virtuais