A gestão estratégica para transportadoras tem o poder de aumentar a produtividade e consequentemente aumentar margem de lucro.
Com o apoio da tecnologia e do cruzamento de dados técnicos, mecânicos e de operações, você pode monitorar os indicadores certos, ou seja, aqueles indicadores que fazem sentido para o seu negócio.
Planejamento Estratégico
Para a transportadora crescer de maneira consistente, o planejamento estratégico é obrigatório.
Você deve traçar objetivos, definir planos de ação para cada objetivo e acompanhar os indicadores.
Indicadores
Por exemplo, para fechar novos negócios, é preciso acompanhar os indicadores de gestão comercial, como quantidade de reuniões com potenciais clientes e número de propostas enviadas.
Se sua transportadora está sofrendo com falta de disponibilidade de veículo, antes de investir em mais veículos, deve-se monitorar alguns indicadores de tempo de oficina, bem como tempo médio entre os reparos e falhas.
Assim você chegará aos veículos mais problemáticos. Porém, a origem do problema pode estar na mão de obra da oficina, nos componentes utilizados, na forma de condução ou até mesmo no próprio veículo que pode não ser o mais adequado para aquela rota específica.
Outros indicadores são:
- Não-conformidades: para traçar planos para melhoria das entregas
- Tempo em trânsito e Ociosidade: para verificar a produtividade da frota
Gestão à Vista
Este modelo de gestão é justamente o que o nome sugere. Os indicadores de desempenho devem estar em quadros visíveis para todos os colaboradores da transportadora, em pontos de fácil acesso e estratégicos.
Reuniões funcionam?
Reuniões funcionam sim e devem ser feitas com a sua equipe para o acompanhamento desses indicadores e análise dos resultados.
Painéis e dashboards também auxiliam nas análises e no rápido resumo das informações para o planejamento diário dos embarques por filial, por exemplo.
Monitorar a disponibilidade e localização da frota em tempo real poderá ser de grande ajuda no planejamento dos embarques de cada filial.
As principais reuniões são diárias, semanais e mensais. E são parte muito importante no processo de gestão.
O que falar em cada reunião?
Reunião Diária
Na reunião diária, o foco deve ser o planejamento do dia (obviamente), dos embarques de cada filial, como citado anteriormente.
É a hora de trabalhar em uma solução rápida para aqueles pequenos problemas operacionais cotidianos; e muitos deles ocorrem justamente nos embarques.
Reunião Semanal
Nessa reunião, a equipe fará o acompanhamento dos indicadores e das metas do mês e fará o planejamento da semana.
Você e sua equipe devem verificar se está tudo correndo de acordo com o planejado ou se precisam ajustar algum plano de ação, acelerar algum processo para atingir as metas.
A reunião semanal pode servir também para solucionar problemas operacionais um pouco mais complexos e não tão recorrentes.
Mas o objetivo da reunião é não deixar a meta mensal ser engolida pelo trabalho do dia-a-dia. Os problemas diários tiram o foco da meta mensal, mas essas reuniões semanais irão colocá-los de volta na rota.
Reunião Mensal
É a reunião de fechamento de mês, de análise dos resultados. A equipe toda vai apresentar os resultados de cada área e falar de números.
Mas o importante é não falar somente dos resultados e sim usá-los como base para traçar novos planos de ação ou aperfeiçoar os que deram certo.
São nas reuniões que muitas ideias amadurecem, tomam forma e acabam resultando em ações com o potencial de promover a melhoria dos serviços e o crescimento da empresa.
Estas são algumas maneiras de implementar uma gestão estratégica para transportadoras.
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