(43) 3321-4655

Transporte

Em transportadoras que possuem frota própria, é fundamental possuir um plano de gestão de manutenção preventiva. Esse plano funciona como uma medida estratégica na administração da empresa que auxilia na apuração dos controles e proporciona uma leitura mais assertiva das informações, levando a conclusões mais consistentes que são fundamentais nas tomadas de decisão.

Para empresas com frota própria, destacamos o Controle de manutenção de veículos usando Checklist por Km/Dia do FrotaFácil.

Por meio dessa funcionalidade, o gestor tem um controle mais esclarecido em relação à Manutenção Preventiva X Corretiva, além da capacidade de fazer um monitoramento por quilometragem (km) e por dia.

Outra vantagem é garantir que a frota não precisará de manutenções corretivas e com alto custo em caráter emergencial, o que pode causar contratempos nas operações da transportadora.

Neste artigo explicamos melhor sobre manutenção preventiva e corretiva, confira: Como fazer a Gestão de Manutenção Preventiva da Frota

No sistema FrotaFácil, na tela Cadastro de grupos e contas Checklist, é possível criar checklists e grupos conforme a necessidade da gestão. Cada checklist pode ser dividido em grupos e itens de avaliação (por exemplo óleo de motor, óleo de freio, etc.). E cada caminhão cadastrado pode ter vários checklists, quantos o gestor necessitar.

Veja a tela abaixo:

 

Cad.GruposeContas-exemplo

 

Veja um exemplo de relatório (clique na imagem para ampliar):

 

exemplo-tela-checklist-manutencao

 

Outra grande vantagem é a integração com outras telas do sistema. Por exemplo, ao realizar a digitação da movimentação da frota, o sistema emite alertas se reconhecer que o veículo em questão possui algum item do checklist vencido ou que necessite de troca.

Veja no exemplo abaixo:

 

Dig.MovtoFrota-exemplo

 

Há também integração com o sistema FreteFácil. Por exemplo, ao emitir um CT-e, no momento de informar a placa do veículo, caso o caminhão esteja com alguma irregularidade, um alerta é mostrado na tela. Isso impede problemas com o veículo na sua liberação para a entrega e até possíveis acidentes.

Outros benefícios:

Agilidade no preenchimento dos cadastros

No próprio sistema existem modelos de checklist, mas a customização permite inserir grupos e itens conforme as necessidades da frota, conferir e gerar relatórios acerca de um veículo torna-se rápido e prático.

Controle e minimização de gastos

Como já é de conhecimento geral, as manutenções preventivas são de extrema importância para uma transportadora. Conferências básicas realizadas periodicamente podem salvar um caminhão de um acidente grave e consequentemente de um grande prejuízo.

Economia de tempo

A integração com outras telas e com o sistema FreteFácil permite uma rápida análise das condições dos veículos, permitindo que o gestor analise e tome decisões mais rapidamente.

E você, já utilizou o controle de manutenção de veículos usando o checklist? Comente aqui embaixo!

Caso tenha alguma dúvida ou gostaria de saber mais sobre essa funcionalidade do seu sistema, entre em contato conosco: suporte@softcenter.com.br.

Leia mais:

Softcenter traz novidades a seus clientes

6 erros que devem ser evitados ao emitir um MDF-e

Saiba as diferenças entre os tipos de frente

CT-e denegado: o que é e como resolver

 

Criação de sites e lojas virtuais