

A profundidade mínima dos sulcos dos pneus é um fator muito importante na gestão de pneus de uma frota. Todo gestor de frota deveria ficar bem atento a essa informação, que pode servir para algumas análises importantes envolvendo diretamente a vida útil e o custo com os pneus.
O que é o sulco do pneu e para que serve?
Os sulcos dos pneus, também chamados de ranhuras ou vincos são pequenos canais localizados na banda de rodagem do pneu, que é a borracha que entra em contato com o solo.
A principal função é o escoamento da água, para evitar aquaplanagem. São responsáveis também por garantir a aderência do pneu à pista e são essenciais para uma boa frenagem.
A profundidade mínima dos sulcos dos pneus
A profundidade mínima é de 1,6 mm, mas uma prática recomendável é trocar os pneus quando eles estão entre 3 mm e 4 mm.
Frenagem mais longa
De 4 mm para baixo, o pneu perde eficiência rapidamente, principalmente em pista molhada, onde a performance na frenagem do veículo pode piorar em até 22%, segundo a Dunlop Pneus.
Como evitar o desgaste rápido de pneus novos
Dois pontos são de extrema importância para evitar o desgaste rápido dos pneus novos:
- Pneus de um mesmo eixo devem ter profundidades semelhantes para evitar desgaste excessivo no pneu mais novo.
- O par de pneus novos deve sempre ser colocado nos eixos traseiros, que são os responsáveis pela estabilidade do veículo.
Quem deve fazer a medição?
No Brasil, dificilmente encontramos profissionais especializados na gestão dos pneus.
A pessoa responsável pode ser um profissional específico para a vistoria dos pneus, o gestor de frota ou até mesmo o próprio condutor do veículo.
Além do calendário de vistoria dos pneus, onde são checados alguns outros pontos importantes, é fundamental que essa medição seja feita constantemente, seja em intervalos de dias ou de viagens.
Anotando as informações da forma correta
O responsável por verificar os pneus, deverá anotar a medida dos sulcos e também a quilometragem do veículo, com a devida identificação de cada pneu.
Dica: adote um padrão interno de identificação de pneus. O mais comum é a marcação a fogo.
A marcação a fogo faz com que você, gestor de frota, não fique refém de números de série sem padrão, confusos e que variam muito de acordo com o fabricante.
A informação que não pode faltar de maneira alguma é a quilometragem do veículo.
Deve estar sempre atrelada a estes itens:
- Medição dos sulcos
- Manutenção
- Calibragem
- Vistoria
- Avarias encontradas
- Rodízios
Embora sejam anotações simples, você provavelmente deve ter certa dificuldade para conscientizar os motoristas a participarem de forma mais ativa da gestão da frota.
Não é sempre que encontramos motoristas dispostos a anotarem todas as informações que pedimos.
Conscientizando os motoristas para a gestão de pneus
Um caminhão pesa toneladas e o pneu é a única parte do veículo que entra em
contato com a pista, portanto ele é vital para a segurança.
A conscientização passa primeiramente sobre a responsabilidade de cada condutor não só sobre a sua própria integridade física, mas também daqueles que compartilham a estrada com ele.
É importante ressaltar sempre que a vistoria não é “perda de tempo”, mas sim uma garantia de segurança que impacta milhares de pessoas.
São inúmeras vidas que se beneficiam dessa pequena atitude: não somente ele, mas sua família que sempre aguarda seu retorno em segurança e os outros motoristas e suas respectivas famílias.
Como usar a informação da medida dos sulcos?
A informação das medidas dos sulcos podem ser usadas para identificar a necessidade de alinhamento dos pneus se por exemplo pneus do mesmo eixo estiverem com desgastes desiguais.
Vou deixar aqui alguns outros exemplos de análises que podem ser feitas a partir da medida dos sulcos dos pneus.
Previsão de troca ou recauchutagem
Km | Medida Sulcos |
---|---|
20.000 | 7,0 mm |
25.000 | 6,5 mm |
30.000 | 6,2 mm |
35.000 | 5,3 mm |
No exemplo da tabela, o sulco do pneu teve uma perda de 1,7mm em 15.000 km rodados ou 0,56mm a cada 5.000 km.
Ao aplicarmos essa média para as próximas viagens, podemos prever que ao rodar mais 15.000 km, a medida dos sulcos chegará à 3,6mm, já sendo recomendável a troca ou recauchutagem.
Neste exemplo, portanto, a previsão de vida útil do pneu é de 50.000 km.
Quando o pneu chegar aos 49.000 km rodados por exemplo, é seguro trocá-lo antes de fazer a próxima viagem de 5.000 km.
Performance do pneu de acordo com a rota
Km | Medida Sulcos |
---|---|
20.000 | 7,0 mm |
23.000 | 6,5 mm |
26.000 | 6,2 mm |
29.000 | 5,3 mm |
Km | Medida Sulcos |
---|---|
20.000 | 7,0 mm |
25.000 | 6,5 mm |
30.000 | 6,2 mm |
35.000 | 5,3 mm |
Com as mesmas anotações da tabela anterior, você pode comparar a performance dos pneus de mesmo modelo e marca em diferentes rotas.
No exemplo acima, a performance do pneu na rota Y é superior se comparada à rota B.
Comparar modelos de pneus diferentes em uma mesma rota
Km | Medida Sulcos |
---|---|
20.000 | 7,0 mm |
23.000 | 6,5 mm |
26.000 | 6,2 mm |
29.000 | 5,3 mm |
Km | Medida Sulcos |
---|---|
20.000 | 7,0 mm |
23.000 | 6,6 mm |
26.000 | 6,4 mm |
29.000 | 6,1 mm |
Após identificar que o pneu não teve uma boa performance na rota B, é hora de trocar o modelo de pneu e fazer as mesmas anotações.
Essas anotações também servirão para análises comparativas, mas desta vez, de uma mesma rota, utilizando pneus diferentes.
Estas são algumas das possíveis análises a serem feitas com a informação da profundidade dos sulcos dos pneus.
Mais uma vez, ressalto a importância da conscientização dos motoristas em uma participação mais ativa na gestão da frota.
Quando todos os condutores se engajam nessas tarefas, o gestor consegue trabalhar com mais dados e consequentemente identificar mais oportunidades de redução de custo ou desperdícios.
Deixe um Comentário