SoftcenterSoftcenterSoftcenterSoftcenter
  • blog
  • Produtos
    • Aplicativo para Canhoto Digital
    • Emissão CTe e MDFe e Gestão de Transportes
    • Gestão e controle da Frota
    • Download de XML de Notas Fiscais e CTes
  • Vídeos
  • empresa
  • contato
  • Área do Cliente

O que todo gestor de frota deveria saber sobre os sulcos dos pneus?

Por Equipe Softcenter | Postado em 9 dezembro, 2019
sulcos dos pneus

A profundidade mínima dos sulcos dos pneus é um fator muito importante na gestão de pneus de uma frota. Todo gestor de frota deveria ficar bem atento a essa informação, que pode servir para algumas análises importantes envolvendo diretamente a vida útil e o custo com os pneus.

O que é o sulco do pneu e para que serve?

Os sulcos dos pneus, também chamados de ranhuras ou vincos são pequenos canais localizados na banda de rodagem do pneu, que é a borracha que entra em contato com o solo.

A principal função é o escoamento da água, para evitar aquaplanagem. São responsáveis também por garantir a aderência do pneu à pista e são essenciais para uma boa frenagem.

A profundidade mínima dos sulcos dos pneus

A profundidade mínima é de 1,6 mm, mas uma prática recomendável é trocar os pneus quando eles estão entre 3 mm e 4 mm.

Frenagem mais longa

De  4 mm para baixo, o pneu perde eficiência rapidamente, principalmente em pista molhada, onde a performance na frenagem do veículo pode piorar em até 22%, segundo a Dunlop Pneus.

Como evitar o desgaste rápido de pneus novos

Dois pontos são de extrema importância para evitar o desgaste rápido dos pneus novos:

  1. Pneus de um mesmo eixo devem ter profundidades semelhantes para evitar desgaste excessivo no pneu mais novo.
  2. O par de pneus novos deve sempre ser colocado nos eixos traseiros, que são os responsáveis pela estabilidade do veículo.

Quem deve fazer a medição?

No Brasil, dificilmente encontramos profissionais especializados na gestão dos pneus.

A pessoa responsável pode ser um profissional específico para a vistoria dos pneus, o gestor de frota ou até mesmo o próprio condutor do veículo.

Além do calendário de vistoria dos pneus, onde são checados alguns outros pontos importantes, é fundamental que essa medição seja feita constantemente, seja em intervalos de dias ou de viagens.

Anotando as informações da forma correta

O responsável por verificar os pneus, deverá anotar a medida dos sulcos e também a quilometragem do veículo, com a devida identificação de cada pneu.

Dica: adote um padrão interno de identificação de pneus. O mais comum é a marcação a fogo.

A marcação a fogo faz com que você, gestor de frota, não fique refém de números de série sem padrão, confusos e que variam muito de acordo com o fabricante.

A informação que não pode faltar de maneira alguma é a quilometragem do veículo.

Deve estar sempre atrelada a estes itens:

  • Medição dos sulcos
  • Manutenção
  • Calibragem
  • Vistoria
  • Avarias encontradas
  • Rodízios

Embora sejam anotações simples, você provavelmente deve ter certa dificuldade para conscientizar os motoristas a participarem de forma mais ativa da gestão da frota.

Não é sempre que encontramos motoristas dispostos a anotarem todas as informações que pedimos.

Quer entender seus gastos com insumos e manutenções preventivas na frota?

Conheça a Dashboard do FROTA, que é um software específico para Transportadoras com frota própria!

Abrir WhatsApp!

Conscientizando os motoristas para a gestão de pneus

Um caminhão pesa toneladas e o pneu é a única parte do veículo que entra em
contato com a pista, portanto ele é vital para a segurança.

A conscientização passa primeiramente sobre a responsabilidade de cada condutor não só sobre a sua própria integridade física, mas também daqueles que compartilham a estrada com ele.

É importante ressaltar sempre que a vistoria não é “perda de tempo”, mas sim uma garantia de segurança que impacta milhares de pessoas.

São inúmeras vidas que se beneficiam dessa pequena atitude: não somente ele, mas sua família que sempre aguarda seu retorno em segurança e os outros motoristas e suas respectivas famílias.

Como usar a informação da medida dos sulcos?

A informação das medidas dos sulcos podem ser usadas para identificar a necessidade de alinhamento dos pneus se por exemplo pneus do mesmo eixo estiverem com desgastes desiguais.

Vou deixar aqui alguns outros exemplos de análises que podem ser feitas a partir da medida dos sulcos dos pneus.

Previsão de troca ou recauchutagem

Km Medida Sulcos
20.000 7,0 mm
25.000 6,5 mm
30.000 6,2 mm
35.000 5,3 mm
PREVISÃO: 50.000 km = 3,6 mm

No exemplo da tabela, o sulco do pneu teve uma perda de 1,7mm em 15.000 km rodados ou 0,56mm a cada 5.000 km.

Ao aplicarmos essa média para as próximas viagens, podemos prever que ao rodar mais 15.000 km, a medida dos sulcos chegará à 3,6mm, já sendo recomendável a troca ou recauchutagem.

Neste exemplo, portanto, a previsão de vida útil do pneu é de 50.000 km.

Quando o pneu chegar aos 49.000 km rodados por exemplo, é seguro trocá-lo antes de fazer a próxima viagem de 5.000 km.

Performance do pneu de acordo com a rota

ROTA B
Km Medida Sulcos
20.000 7,0 mm
23.000 6,5 mm
26.000 6,2 mm
29.000 5,3 mm
PREVISÃO: 38.000 km = 3,6 mm
ROTA Y
Km Medida Sulcos
20.000 7,0 mm
25.000 6,5 mm
30.000 6,2 mm
35.000 5,3 mm
PREVISÃO: 50.000 km = 3,6 mm

Com as mesmas anotações da tabela anterior, você pode comparar a performance dos pneus de mesmo modelo e marca em diferentes rotas.

No exemplo acima, a performance do pneu na rota Y é superior se comparada à rota B.

Comparar modelos de pneus diferentes em uma mesma rota

Pneu 123 na rota B
Km Medida Sulcos
20.000 7,0 mm
23.000 6,5 mm
26.000 6,2 mm
29.000 5,3 mm
PREVISÃO: 38.000 km = 3,6 mm
Pneu 987 na rota B
Km Medida Sulcos
20.000 7,0 mm
23.000 6,6 mm
26.000 6,4 mm
29.000 6,1 mm
PREVISÃO: 53.000 km = 3,7 mm

Após identificar que o pneu não teve uma boa performance na rota B, é hora de trocar o modelo de pneu e fazer as mesmas anotações.

Essas anotações também servirão para análises comparativas, mas desta vez, de uma mesma rota, utilizando pneus diferentes.

Estas são algumas das possíveis análises a serem feitas com a informação da profundidade dos sulcos dos pneus.

Mais uma vez, ressalto a importância da conscientização dos motoristas em uma participação mais ativa na gestão da frota.

Quando todos os condutores se engajam nessas tarefas, o gestor consegue trabalhar com mais dados e consequentemente identificar mais oportunidades de redução de custo ou desperdícios.

Quer entender seus gastos com insumos e manutenções preventivas na frota?

Conheça a Dashboard do FROTA, que é um software específico para Transportadoras com frota própria!

Abrir WhatsApp!

Equipe Softcenter

Mais post por Equipe Softcenter
  • Gestão de frota

Post Relacionados

  • gestão estratégica para transportadoras

    Gestão estratégica para transportadoras: como fazer?

    Por Equipe Softcenter | 0 comentário

    A gestão estratégica para transportadoras tem o poder de aumentar a produtividade e consequentemente aumentar margem de lucro. Com o apoio da tecnologia e do cruzamento de dados técnicos, mecânicos e de operações, você podeLeia mais

  • gestão financeira para transportadoras

    Gestão financeira para transportadoras

    Por Equipe Softcenter | 0 comentário

    É bem provável que você já analise seu faturamento desde o primeiro dia de atividade, mas agora está na hora de aprofundar essa análise e fazer uma gestão financeira para transportadoras. Dessa forma, você vaiLeia mais

  • gestão de embarques

    Melhore a sua gestão de embarques

    Por Equipe Softcenter | 0 comentário

    Neste nível, já estamos falando mais de gestão e menos de operacional. A transportadora já está automatizada, os processos estão rodando bem, como emissões de documentos, cobranças, etc. O que acontece agora nesse nível éLeia mais

  • Ganhe tempo para atender seus clientes com eficiência

    Por Equipe Softcenter | 0 comentário

    À medida em que mais serviços aparecem, mais contratos são fechados a transportadora deve decidir se investe em frota própria ou se trabalha com autônomos (terceiros / agregados). De qualquer forma, a prioridade nesta faseLeia mais

  • Entender a burocracia é fundamental para a Transportadora

    Por Equipe Softcenter | 0 comentário

    O primeiro grande desafio de toda transportadora Diferente do que muitos pensam, o primeiro grande desafio de toda transportadora não é conquistar mais clientes. É entender todo o processo burocrático da operação de transportes. Você sabiaLeia mais

Deixe um Comentário

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

NextPrevious

sobre nós

Nós simplificamos as tarefas do dia-a-dia de transportadoras e frotistas.

São mais de 30 anos atendendo o mercado de Transporte Rodoviário de Cargas.

endereço

Av. Higienópolis, 210 – sala 1403
86020-080 Londrina/PR

contato

(43) 3321-4655

suporte@softcenter.com.br

comercial@softcenter.com.br

Conexão Remota (Exclusivo Clientes)

Política de Privacidade

funcionamento

Segunda à Sexta-feira
08:00 às 12:00
13:15 às 20:00

Sábado
09:00 às 12:00

  • Produtos
    • Aplicativo para Canhoto Digital
    • Emissão CTe e MDFe e Gestão de Transportes
    • Gestão e controle da Frota
    • Download de XML de Notas Fiscais e CTes
  • Vídeos
  • empresa
  • contato
  • Área do Cliente
Softcenter

Nós utilizamos cookies para melhorar sua experiência com o nosso site. Você pode encontrar mais informações sobre quais cookies nós utilizamos ou alterar as permissões nas configurações.

Softcenter
Powered by  GDPR Cookie Compliance
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.

Strictly Necessary Cookies

Strictly Necessary Cookie should be enabled at all times so that we can save your preferences for cookie settings.

If you disable this cookie, we will not be able to save your preferences. This means that every time you visit this website you will need to enable or disable cookies again.